quinta-feira, 14 de agosto de 2008

A Necessidade de Agradar


A Necessidade de Agradar

Desde que nascemos, somos acostumados com atitudes, primeiramente maternas, que demonstram agrado ou desagrado das pessoas ao nosso lado. Ao ouvirmos um não, já sabemos que estamos desagradando alguém. Essa impressão do mundo segue durante toda a nossa infância. No período escolar é onde encontramos as maiores dificuldades e também a maior necessidade de agradar outras pessoas. O fazer parte da turma, arranjar muitos amigos, tudo isso nos leva a tomar atitudes, muitas vezes, diversas do que realmente somos. Somente no intuito de agradar.

Isso fica marcado não só no consciente mas, principalmente, no subconsciente, acarretando carências e desencontros com nossa verdadeira identidade.

O ser aceito, isto é, agradar as pessoas, faz muito bem não só para o nosso ego, como também pode demonstrar que estamos coerentes com o mundo que nos rodeia. Cada vez que há um ato em que somos afastados de determinada “turma”, ou que alguém não gosta de alguma coisa que fizemos, isso nos deixa tristes e pensativos. Onde foi que errei? Ou não devia ter feito isso, sempre dizemos. Por vezes realmente cometemos erros, mas se estamos centrados e pensando o melhor, não só para nós, como também para outras pessoas, esse erro já não é nosso. O fato de sermos afastados pode ser simplesmente por não compactuarmos com a maneira de pensar do próximo, o que acarreta numa impressão de não gostar.

Necessitamos viver em sociedade. Necessitamos conviver com várias pessoas durante o dia. Necessitamos, muitas vezes, calarmos diante de uma ofensa. Mas isso seria somente por um convívio harmonioso. Querer agradar sempre e a todos, é impossível.


O fato de não conseguir ter um amigo íntimo, o fato de não conseguir ter um amor fiel e duradouro, o fato de não ser o “queridinho” da família ou do chefe (no trabalho), não quer dizer que sejamos uma pessoa sem qualidades. Quem nos criou, deu várias qualidades e vários defeitos para o nosso ser. Temos que conhecê-los a todos. Tentar corrigir nossos defeitos, pode ser uma boa alternativa, desde que estejamos insatisfeitos com nós mesmos. Isso não deve ser feito somente para que o mundo nos aceite. Lembre-se que os maiores gênios da humanidade foram chamados de loucos.

Precisamos, primeiramente, nos agradar. Não pensar simplesmente que uma crítica ou um desprezo possa dizer que somos pessoas ruins. Apegar-se somente na opinião alheia, gera insegurança no nosso próprio eu. E nem sempre o que somos agora ou o que falamos agora, pode ter valor, mas o tempo faz com que determinadas palavras ou determinados atos fiquem gravados na mente das pessoas, fazendo com que elas, em determinada situação, lembrem-se que tínhamos razão.

O melhor que temos a fazer é aceitar críticas construtivas, isso faz com que nos eleve, mas não viver somente da opinião alheia.

Agradar a nós mesmos talvez seja o melhor caminho.

Você faz parte da criação. A criação é linda. E você pode se sentir incluído nesta beleza. Seja você!


Nelmara Cosmo é Professora, consultora, escritora e produtora de projetos literários

Um comentário:

Anônimo disse...

hey thегe аnd thank you for уour infо – I have defіnitely piсked up ѕomething new from
right here. I dіԁ howеver expertiѕe some teсhnicаl issues using this
web site, sіncе I еxperienсed to reload the
web site lοts of times ρгevious tо I could get it tο
loaԁ ρropеrlу. I had beеn wοndering if уоur hosting is OΚ?
Not that Ι am cοmplaining, but sluggish loаԁing instances tіmеs wіll sometimeѕ
affect your plaсement in google and сould damage youг high-qualіty
ѕcore if ads аnd marketing with Adωorԁѕ.
Αnyωay ӏ'm adding this RSS to my email and could look out for a lot more of your respective exciting content. Ensure that you update this again soon.

my website; payday loans