sexta-feira, 1 de fevereiro de 2008

A Certeza De Nada


A Certeza De Nada

Sempre, no nosso humilde orgulho, achamos que nossas decisões são as mais acertadas, mas nem sempre são. Entristecemos as pessoas que gostamos e amamos, tudo porque achamos que estamos certos.

Hoje, depois de mais de 39 anos de vida, a única certeza que tenho, é que nada sei. Não estou comentando só para citar outrem e sim, porque é isso mesmo. Cheguei a pensar que existia o valor da amizade, da palavra, do contrato, da recíproca, do trabalho duro, do investimento e acreditava, inclusive, na invencibilidade do Amor.

O tempo foi passando, e cada uma das certezas que eu tinha, foram ao chão e quebrarem-se como que estivessem escritas em placas de argila, as mesmas placas, que acreditava que tinham sido forjadas no mais duro e nome aço, entalhadas a Laser, mas não... todas, quebraram-se, espatifaram-se e mostraram o quanto errado que eu estava... Não havia certeza, talvez uma única, somente que nada é certo.

Passei vários anos procurando encontrar as certezas, mas a minha procura, foi externa. Procurei em outras cidades, estados, com amigos, outros amores e inclusive no meu trabalho e mais certezas colecionei... que nada sabia, que nada encontrava.


Então, onde que posso encontrar a certeza de alguma coisa?
Eu acho, que todas as certezas estão dentro de nós... quando, procuramos, de fato, humildemente, ouvir nosso interior, ouvir a voz do nosso verdadeiro eu, aquele ponto de luz que somos... Não essa máscara que nos tranvestimos para conseguir sobreviver. Não a máscara da profissão, do dinheiro, do estado social entre tantas outras... é aquele cara, que não conseguimos encontrar quando deitamos na nossa cama. Aquele que fica nos assombrando a cada dia... a cada momento que estamos sós.

Precisamos nos ouvir, nos sentir e, acho que somente assim, poderemos, estimar alguma certeza, pois a única que existe está em Deus, que na sua magnitude, nos colocou aqui para algum propósito e é Ele que não queremos entender.


O nosso verdadeiro eu
Há muito tempo, eu cheguei a vislumbrar o meu verdadeiro eu... ele estava escondido no meio de tanta sujeira e coisas que fui criando e inventando na minha vida. Mentiras e mais mentiras, contadas e acreditadas por mim mesmo. Dúvidas, medos entre tantas coisas. Também, tinha a arrogância, roupas bonitas e caras etc.

Esse meu eu, que depois da limpeza, eu pude ver... mas... ele estava escondido atrás das minhas máscaras... as que nunca conseguiremos tirar, pois precisamos delas para sobreviver no mundo que vivemos.

O eu, é um ponto minúsculo, acho que nem tem tamanho, onde só emana uma luz intensa, mas que não machuca os olhos... uma luz linda e que nos dá a sensação que fala conosco...


Mas como que podemos conseguir falar conosco?
Simples... estamos sempre usando alguma máscara... então, usamos ela para falar com o nosso eu...

Quando você tiver a oportunidade de ver, sentir e até falar, você compreenderá o quanto simples as coisas podem e devem ser e, talvez com sorte, você entenderá que de fato a única certeza que você tem, é que você precisa ouvir e acreditar no seu verdadeiro eu... Mas, ele fala baixinho e muitas vezes usando de charadas... e ai que está o perigo, pois, continuamos arrogantes e não vamos querer ouvir.

Procure, antes de dormir, logo após deitar, se projetar para dentro de sí... procure passar pelos véus que criamos, pelas barreiras assustadoras que colocamos por lá, até que você veja, lá longe uma luz... corra até ela, pois você poderá se ver... Nem sempre é uma tarefa fácil, porque nós mesmo temos medo de nos encarar, porque, para chegarmos lá, precisamos nos despir de todas as coisas que usamos para nos esconder... precisamos encarar todas nossas mentiras, medos e coisas que criamos para que possamos nos auto enganar.


Espero que você consiga
Eu consegui, mas nem todas as vezes eu consigo... é complicado, pois devido ao nosso dia-a-dia, acabamos fazendo, dizendo e até inventando coisas que sabemos não ser lá essas coisas e para chegar próximo de nós, precisamos encarar e resolver essas coisas... o que não é facil.

Boa sorte no seu encontro pessoal... e curta bastante.

Ruben Zevallos Jr.

Um comentário:

Anônimo disse...

Todas as coisas que passamos na verdade tem um profundo significado em termos de conhecimento e maturidade. Naõ são os sucessos ou os fracassos que nos tornam melhores ou piores, mas sim o quanto somos sensíveis para captar de cada um deles a verdadeira lição. O importante a constatar é que somos estamos sentindo o que estamos sentindo, porque estamos mais maduros e sinsíveis para isto.
Fique com Deus e continue escrevendo sempre, suas experiências nos fazem pensar mais sobre todas as situações.