sexta-feira, 14 de dezembro de 2007

Vida Afetiva: Prazer ou Dor?


Vida Afetiva: Prazer ou Dor?

Nascemos para o amor. Assim como, nascemos para nos relacionar. Podemos encontrar diversas distrações, tais como o trabalho, os estudos, os hobbies; podemos negar a necessidade de afeto, alegando o prazer da individualidade, mas, o fato é que nos sentimos verdadeiramente reais e vivos, quando somos tocados, aceitos e acolhidos.É evidente, já que somos seres únicos, que o amor e o relacionamento são também, questões individuais, ou seja, cada pessoa, possui sua maneira particular de amar e de se relacionar.

A realidade, porém, é que passamos a existência em busca do amor, e os desencontros são tamanhos. Levando em conta as descobertas da Física Quântica, provando que somos os construtores da nossa realidade, surge um questionamento comum à milhares de pessoas: "Se desejo tanto amar e ser amado, por que isso não acontece? Se basta pensar, por que não se realiza em minha vida, o amor que tanto quero?" Se esse é também o seu questionamento, o convido à seguir comigo, nesse nosso breve encontro.

Em primeiro lugar é importante entender que não basta pensar no que se deseja, por alguns instantes e logo em seguida, se sentir péssimo, recordando as dores do passado, ou o fato de nesse momento não ter o que deseja. Pensamentos precisam de foco, consistência; além disso, os pensamentos são apenas "imagens" e o que lhes dá vida (energia), são as nossas emoções.

Portanto, quando você pensa sobre sua vida afetiva, como se sente? Vazio? Carente? Frustrado? Traído? Abandonado?

Se respondeu afirmativamente à uma dessas questões, encontramos a primeira razão pela qual o amor ainda aconteceu em sua vida.
Perante qualquer situação desafiadora em nossa vida, a primeira coisa que precisamos fazer, é aceitar a nossa responsabilidade, abandonando o papel da vítima. Aceitar que nós a criamos, à partir das nossas crenças subconscientes. Dessa forma, readquirimos o poder de promover as transformações interiores necessárias, que nos levarão às soluções que almejamos. Além disso, para que algo se resolva, é necessário aprender à se desligar emocionalmente do “problema”.

Quanto menos importância damos à um problema, ou seja, quanto menos o alimentamos com nossa energia (poder de crença), mais rapidamente, esse problema se dissolve. As circunstâncias que experimentamos hoje, são o resultado das nossas crenças no passado, portanto, não representam o que somos, mas, o que fomos.


Chegou a hora de aprender a se amar! Além disso, deixar de se sentir assim, depende apenas de escolha e dedicação. Pensamentos, são só pensamentos, e eles podem ser mudados. Basta que haja a consciência de não investir, de não dar atenção à eles." Sei que não é fácil...mas a dedicação à si mesmo, sempre vale à pena!

Perceba que a cada instante, surgem milhões de pensamentos, que escolhemos ou não focar atenção. Por exemplo, quando estamos envolvidos em um filme de suspense ou no último capítulo de uma novela, não ficamos pensando nas coisas do passado, ou nas obrigações de amanhã. Assim também podemos fazer com qualquer pensamento. Não podemos lutar contra eles, quanto mais lutamos mais eles reaparecem. Podemos apenas escolher: "Não quero pensar assim, vou me concentrar em outra coisa." E em alguns instantes, algo que poderia nos levar à sensações bastante desagradáveis, simplesmente desaparecem.

Se dedicamos tanto tempo, aprendendo tantas coisas na vida, por que não podemos nos dedicar à ter pensamentos mais positivos, à nos amar e nos aprovar?

Os relacionamentos, assim como tudo, são apenas espelhos nos mostrando como nos tratamos, o quanto nos amamos e nos aprovamos, e o quanto nos sentimos merecedores do melhor. Amar à nós mesmos, nos perdoar por aquilo que nos condenamos, nos aceitar como somos e não como deveríamos ser, são fatores fundamentais para que o amor aconteça de maneira que realmente nos preencha.

Portanto, se você está em busca do amor e se existe um vazio em seu interior, é chegado o momento do reencontro com sua própria Essência. E tudo aquilo que hoje você chama de "problema", é na verdade a sua oportunidade de despertar para a necessidade desse reencontro.

Não existe uma “outra metade”, caminhando por aí; existem pessoas. Além disso, você não é um ser dividido, incompleto. Essa sensação surge da ausência que temos de nós mesmos. O amor acontece , quando abandonamos as idealizações e quando estamos prontos para nos relacionar sem defesas. Nos tornamos aptos ao amor, quando estamos prontos para amar. E para isso, precisamos ter muito amor por nós, porque perante a Lógica da Vida, só recebemos aquilo que temos para compartilhar. Como podemos amar, se não temos amor em nosso interior?

Como podemos ser respeitados e reconhecidos, se não temos respeito e reconhecimento por nós mesmos? Como podemos ter companheiros que nos valorizem, se não nos valorizamos?

Se a grande busca de sua existência é o Amor, compreenda isso, como um sinal da sua Alma, lhe pedindo para que aprenda à se amar. Quando isso acontecer, tudo mais se tornará possível e real. Portanto, se a vida afetiva é prazer ou dor, depende apenas das nossas atitudes interiores.

Se até hoje, seu caminho foi mais dor que prazer, saiba que isso não se deve ao azar, ou ao seu "karma" ( conformismo), mas, que é apenas, uma área da sua vida, exigindo uma nova visão e atitudes mais positivas. Nunca é tarde demais para recomeçar...porque a Vida sempre vale à pena!

Desejo-lhe Sucesso e Luz em suas buscas!

Adely Checchi Lazaro Branco

Nenhum comentário: