terça-feira, 20 de novembro de 2007

Tempo De Conhecer


Tempo De Conhecer

Quando o assunto é amor, em geral, passam muitas dúvidas por nossa cabeça. " O que estou sentido é desejo ou amor? " " Entro de cabeça ou caio fora, antes de me magoar com mais uma separação? " " Devo 'ficar' apenas ou ter uma relação com maior compromisso? " Claro que existem motivos para as indecisões, pois é muito difícil chegar à vida adulta sem sofrimentos causados por pessoas que amamos ou tentamos amar. Vivemos inúmeros desentendimentos e situações dolorosas com nossos parceiros; esses conflitos são, com freqüência, responsáveis por grande número de nossas separações.

O importante é que, enquanto vagamos pelos relacionamentos amorosos, vamos entendendo a diferença entre "ficar" e namorar. Percebemos que existe grande distância entre um e outro.

As mudanças em nosso estilo de vida, em especial nos últimos anos, vêm sendo rápidas e contribuem para o estabelecimento de uniões passageiras. Uma onda de liberdade sexual se estabeleceu e vimos muitos breves encontros amorosos, ou talvez, uma série de relacionamentos menos prolongados, tornarem-se habituais. A cultura dos descartáveis desabou sobre nós: tudo é comprado, consumido e logo jogado fora. Até no campo do amor isso aconteceu: surgiu o "ficar". Ele consiste, geralmente, de uma série de despreocupados encontros que podem durar alguns minutos ou horas, marcados por momentos de intenso desejo e imensa excitação. Trata-se de uma empolgação romântica que parece irresistível.

Na verdade, adoramos nos apaixonar. E sabemos, por experiência própria, que o "ficar" pode gerar sensações estranhas: pouco a poucos nos cansamos da conversa monótona. Pensamos em até que ponto nos desiludimos da última vez que tivemos um encontro desses e quanto tempo demorou para nos recuperarmos.

De outro lado, algumas pessoas sentem-se como que presas numa porta giratória e a cada virada ficam mais confusas. São tantas idas e vindas, tantas apresentações sem continuidade, que acabam com a impressão de estarem saindo do cinema antes do final do filme. Outros, ainda, desencantam-se com os encontros de curta ou curtíssima duração, porque não se conformam com os breves lampejos de excitação que logo se apagam da memória ou se desmancham no ar. Parecemos ter a capacidade ilimitada de tapar os olhos, mas as minidesilusões constantes causam um tipo de dor que maltrata o coração. Começamos aí a procurar algo mais, ou seja, queremos ser capazes de relaxar nossa guarda com alguém. Em vez de nos produzirmos, disfarçando a realidade e o fugaz e eletrizante encontro do "ficar", queremos ser aceitos do jeito que somos e afrouxar nossas defesas. Mais do que tudo, ansiamos por segurança, por viver sem o medo constante de rejeição e abandono. Se dizemos que vamos telefonar, temos de cumprir a promessa. Aí pode surgir o namoro.

Enquanto o "ficar" nos dá a sensação de tufos de algodão-doce que se derretem em segundos na boca, o namoro envolve o sentimento de haver compreensão, cuidados mútuos. É uma fase de intenso companheirismo. O namoro é uma época definitivamente importante, porque possibilita desvendar algumas facetas ocultas de nosso parceiro. Esse processo de averiguação nos ajuda a determinar se queremos ou não aprofundar o relacionamento.

Se acreditarmos que é possível encontrar e manter vivo o amor, as ligações amorosas, mesmo fugazes e despretensiosas, podem nos ensinar muitas coisas, nos modificar. E com certeza poderão transformar-se na semente de relações duradouras e felizes.

Maria Helena Matarazzo

Um comentário:

Maria José Silva disse...

Olá Ceiça!
Muito bom o teu blog...
Obrigada pela partilha.
Beijo