terça-feira, 13 de maio de 2008

Amor: Minimize As Crises E Evite A Separação


Esse artigo da Drª Rosemeire,
eu dedico a minha amiga querida "A.C".
Bem, acho que a música é essa. (rsrsrs)!!!
Pensa bastante antes de decidir, tá.
Ele disse que "é intriga da oposição"(muitos rs).
Estou aqui para o que der e vier.
Te amo muuuuuuuuuuuuuuuito!!!
Paz, luz e amor.
Bjs, Ceiça

Amor: Minimize As Crises E Evite A Separação

Todas as emoções afetam nosso organismo como um todo. Porém, o que mais dificulta em manter o equilíbrio emocional, é quando o coração não vai bem. Ou seja, quando a relação afetiva deixa a desejar.

Parece que quando amamos, nos deixamos de lado e só vemos o ser amado. Fazemos de tudo para agradá-lo e ainda assim, parece que nunca conseguimos.

A insatisfação no relacionamento pode ter várias causas, mas para identificá-las, é preciso muita coragem para olhar para aquilo que tem nos feito mal e que muitas vezes por medo do que pode ser identificado, fugimos como se nada estivesse acontecendo.

Resultado: fugimos, seja trabalhando mais, comendo mais, nos envolvemos em relações passageiras para evitarmos o vínculo. Fazemos de tudo para evitarmos pensar e principalmente sentir. Assim, vamos nos machucando cada vez mais, acumulando mágoas e ressentimentos, sentindo como se não fossemos dignos de sermos amados. Mas será que tem que ser sempre assim? Não, com certeza não!

A falta de diálogo com o companheiro é uma das causas mais comuns de conflitos e o caminho mais certo para uma separação. Mas se você não deseja que isso aconteça, é possível reconstruir. Porém, se não consegue conversar nem consigo mesmo, como irá querer se comunicar com o outro? Algumas pessoas chegam ao máximo de não conversarem nem sobre suas dificuldades sexuais. Como podem fazer amor se não podem falar sobre o assunto?

A falta de cuidado com o outro, com a relação, não conseguindo perceber as necessidades do outro, também é um fator de desgaste no relacionamento, que acaba sendo consumido pela rotina do dia-a-dia.

Abaixo estão outras causas que podem interferir na sua relação. Procure identificá-las no seu relacionamento.

Os 22 inimigos do casamento.

- Medo
- Insegurança
- Carências afetivas
- Conflitos internos que refletem na relação
- Falta de romantismo, carinho, atenção, cuidado com o outro
- Falta de confiança, diálogo, comunicação
- Falta constante de demonstração de amor
- Falta de desejo, atração
- Desinteresse pelo que o outro diz, faz ou sente
- Brigas crônicas (repetitiva e sem gerar mudança)
- Ciúme sem motivo e desproporcional
- Interferência familiar
- Agressividade
- Inveja
- Traição
- Desprezo
- Indiferença
- Rotina
- Mentira
- Egoísmo
- Crises financeiras
- Sem dúvida, falta de amor!


Diante dessa lista, é possível fazer muitas coisas. Primeiro é preciso identificar as possíveis causas que estão corroendo seu relacionamento. Para isso você poderá responder as seguintes perguntas:

- Se há brigas, quais são os motivos? São sempre os mesmos?

- Se não há brigas, mas há o silêncio, a indiferença, o que pode estar por trás disso?

- Como você tem alimentado sua relação?

- O que você têm feito para a construção da relação?

- Você conversa com seu companheiro sobre seus sentimentos?

- Seu companheiro se interessa pelo que você faz, e principalmente pelo que você sente?

- Você se interessa pelo que ele faz e pelo que ele sente?

- Seus sentimentos são respeitados e considerados importantes por ele? E você, respeita os sentimentos dele?

- O que você sente quando está ao lado dele? E quando está longe?

- Pense em como você gostaria que fosse sua relação afetiva. Agora compare como está atualmente. Há muita diferença entre o que gostaria e está hoje?


Responda essas perguntas com toda sinceridade e depois reflita sobre as respostas. Pode ser que elas te ajudem a identificar as causas dos desentendimentos e de sua tristeza. Com tudo isso claro em sua mente, procure seu companheiro para uma conversa franca e redefinam pontos importantes, onde os dois possam ouvir e perceber as necessidades do outro tanto como as suas próprias.

É preciso investir sempre, fazendo algo que surpreenda e deixe o outro feliz e isso só você mesmo poderá saber por onde começar!

Lembre-se: "Há três possibilidades de mudança na relação: o eu, o outro, a relação. A única que depende exclusivamente de você é o eu! O outro depende dele. E a relação dos dois."

Rosemeire Zago


Belo - Intriga Da Oposição



A desilusão é a visita da verdade.
(Chico Xavier)

segunda-feira, 12 de maio de 2008

Seu Relacionamento Está Por Um Fio? Como Agir Para Superar A Crise.


Seu Relacionamento Está Por Um Fio?
Como Agir Para Superar A Crise

Todos nós sonhamos com uma vida afetiva completa e feliz. Nossos relacionamentos amorosos interferem muito em nossa vida. O ser humano é único. Não há um ser humano igual ao outro na face da Terra. O amor aproxima as pessoas. As diferenças de opinião e temperamento, dependendo do relacionamento, completam o casal ou podem acabar com ele.

Nos primeiros meses de um relacionamento há uma grande euforia. No início, a paixão desperta o que há de bom no outro. A pessoa amada é maravilhosa, surpreendente e cativante. Os dois estão querendo seduzir e impressionar o outro. Infelizmente, depois de algum tempo, perdemos a capacidade de nos surpreender com a vida rotineira. Aquela euforia passa e os problemas diários, o cansaço e a decepção são o enfoque. Sua percepção fica bem mais aguda, principalmente em relação aos defeitos do outro. Esse é o perigo. Perdendo a capacidade de se surpreender e valorizar o outro a relação esfria. É um momento perigoso onde o casal realmente vai testar o verdadeiro amor.

John Gray , terapeuta americano , autor de vários best sellers afirma que, se o casal consegue superar uma crise grave, passa para uma fase de mais harmonia. Ele pesquisou alguns casais que superaram crises difíceis e, após cinco anos, verificou através da pesquisa que continuavam juntos e felizes.

Só o amor e o sexo não bastam. No dia a dia do casal, vários detalhes ganham importância. Podem melhorar ou destruir um relacionamento. Ciúme bem dosado aquece o relacionamento. Ciúme excessivo pode ser o sinal perigoso e o início de uma relação turbulenta e cheia de cobranças. Quando o ser amado é muito desligado ou inacessível desperta dúvidas e insegurança no relacionamento. Você deseja a presença da pessoa e, no entanto, nem sempre ela está disponível ou atenta aos seus sentimentos.

Como saber se deve abandonar o relacionamento ou dar outra chance? Perdoar uma traição e tentar novamente? Tolerar o ciúme excessivo e apostar no amor? Até que ponto seu relacionamento suportará as alfinetadas e os obstáculos do dia a dia?

Procure ver o saldo do seu relacionamento. Relacione as qualidades dele. Vale a pena uma segunda chance? A pessoa amada quer recomeçar? Está disposta a ceder, conversar, discutir a relação? Quando o ser amado está disponível ao diálogo, o entendimento fica muito mais fácil. Nessa fase perigosa, o orgulho é um obstáculo muito perigoso. Não deixe que a cólera ou o orgulho o impeça de pensar com clareza acerca das dificuldades. Não tome decisões baseadas no amor próprio ferido ou na raiva. Espere a poeira assentar.

Cada caso é um caso. Não compare o seu relacionamento com o de outro casal. O respeito não deve faltar ! Quando o casal começa a se desrespeitar com ofensas ou agressões o sinal vermelho de perigo alerta para talvez, um final eminente.

Trabalhe sua autoestima. Nos momentos de turbulência nem sempre ela estará forte o bastante para superar o medo da perda. Você precisa confiar em si mesmo para superar os dias difíceis. Uma personalidade sempre insegura atrairá relacionamentos frágeis ou dominadores. Não se anule para agradar o outro. Quando o tempo passar, você não saberá mais resgatar sua individualidade. Anular-se não é ceder, às vezes, em nome da paz do relacionamento. Anular-se é colocar em primeiro plano a pessoa amada e , em segundo plano, você. Quando amar só traz dor e sacrifícios, necessário reavaliar a relação.

A humanidade precisa acreditar muito no amor! No amor real, forte e com estruturas suficientes para viver um relacionamento feliz. Isso ainda é possível!

Não há obstáculo eterno ou dificuldade insuperável para um casal que verdadeiramente se ama.

No entanto, é preciso desmistificar as falsas ilusões mundanas. Preservar os valores interiores em prol daquilo que é só externo( beleza física, dinheiro, objetos de consumo) Não desistir do relacionamento no período difícil. Pare de acreditar em Príncipe Encantado ou Mulheres Perfeitas.

Nós somos o produto de uma sociedade fabricada, o produto do meio, dos nossos pensamentos, sentimentos e atitudes. Saiba o que você quer de um relacionamento para não se frustrar depois. Separe os sonhos e as falsas expectativas do que é real, a diferença entre orgulho e amor próprio. E saiba o quanto vale o perdão num relacionamento. Vale muito!

Invista muito em você mesmo através da nutrição mental. Nutrição mental é se beneficiar de bons pensamentos, otimismo, boas ocupações e um ambiente salutar.

Amar é muito fácil! Procurar um amor para "ser feliz" é infrutífero. Trabalhe primeiro sua felicidade e, assim, a possibilidade de encontrar um amor saudável será maior. Se você não consegue ser feliz sozinho será muito mais difícil encontrar essa harmonia quando encontrar alguém. Pense nisso!

Nossa maturidade psíquica é que nos dar força para superar os próprios limites e compreender a pessoa amada. Superar a rotina, a solidão, o desamor e a frustração. Nossa maturidade emocional é que vai dosar a expectativa em relação ao outro.

No entanto, compensa lutar por um grande amor, porque todas as tentativas de viver um amor verdadeiro valem a pena sempre. E o verdadeiro amor vence sempre!

Se não vencer, então porque não era verdadeiro. Tente de novo!

Seja feliz!

Sandra Cecília

Mariah Carey & Whitney Houston - When You Believe


Não espere por uma crise
para descobrir o que é importante em sua vida.
(Platão)

terça-feira, 6 de maio de 2008

Qualquer Forma De Amar Vale A Pena?


Qualquer Forma De Amar Vale A Pena?

Todos tendemos a acreditar que o sofrimento é um sinal de amor verdadeiro, que se recusar a sofrer por amor é egoísmo, e que se um homem tem um problema a mulher deveria, então, ajudá-lo a mudar. Estas são algumas das crenças que ajudam a criar os sintomas de “mulheres que amam demais”, o vício de amar.

Quando amar significa sofrer, não é amor, é dor. E dor é sinal de que algo está mal ou doente e precisa ser tratado, cuidado.

Isto não pode ser feito pelo parceiro, não adianta querer que ele faça os curativos, amando incondicionalmente e que proteja de dores passadas e futuras.

Quando atribuímos ao outro o poder de nos fazer felizes é porque temos dificuldade de gostar de nós mesmos, é falta de auto estima e de auto valorização. Enfim, é falta de amor próprio, e amor próprio não diz respeito ao outro, mas a nós mesmos. Antes de ser uma dificuldade de relacionar-se com o outro, é uma dificuldade de relacionar-se consigo mesmo.


Como uma pessoa que não se ama pode conseguir acreditar que um outro poderia amá-la? Parece difícil, não?

Não se sentir digna de amor e incapaz de cuidar de si mesma gera uma imensa necessidade de ser amada, para cobrir esse vazio, e um grande medo de ser rejeitada e abandonada. Esta é uma crença bastante limitante e, portanto, um caminho estreito em direção ao sofrimento. Esta postura mental certamente é refletida a nível comportamental, passando uma mensagem inconsciente que atrairá homens inadequados e inacessíveis para cumprir a auto profecia criada pela crença que diz que ela será abandonada por não merecer amor.

Uma pessoa com este padrão mental conseguirá somente relacionamentos difíceis e sofridos, o que não é nada sadio. Mas, apesar de sofrer, não quer sentir a dor do abandono e quer acreditar que a força do seu amor ou do seu sofrimento poderá mudar o comportamento do outro e obter o amor que deseja. Assim se esforça e “ama” cada vez mais e mais.

É assim que o amor se torna um vício, onde a mulher se sente dependente deste homem. A função do vício de uma forma geral é anestesiar a dor de uma realidade intolerável. No caso do vício de amar, a euforia da paixão e até mesmo o sofrimento anestesia a dor maior de não se amar e de não se sentir capaz de cuidar de si mesma.

Sair desse círculo vicioso sozinha é quase impossível. É necessária a ajuda de uma terapia e apoio de um grupo terapêutico com profissionais especializados em relacionamentos. O primeiro passo é o reconhecimento e o caminho para resgatar o poder pessoal é o auto conhecimento.

Crenças e valores funcionam em um nível diferente da realidade e por isso difíceis de mudar com regras de pensamento lógico e racional. Quanto menos nos conhecemos, mais chance temos de achar que somos errados enquanto pessoa. Através do auto conhecimento, aprendemos a arte de acreditar que podemos ser felizes e aumentamos nosso potencial para tanto. Reconhecemos em nós crenças e talentos fortalecedores e transformamos as crenças que nos limitavam criando assim condições para sermos verdadeiramente felizes e conseqüentemente nos relacionarmos mais saudavelmente.

Ser feliz no amor é possível. Para isso é preciso amar o outro. Para amar o outro é preciso amar a si mesmo. Para se amar, é preciso se respeitar. Para se respeitar é preciso se aceitar. Para se aceitar é preciso se conhecer.

Seja feliz.

Eliana Guimarães e Sonia Belotti

Eric Clapton - Tears in Heaven


Amor não é
se envolver com a pessoa
perfeita, aquela dos nossos sonhos.
Não existem príncipes nem princesas.
Encare a outra pessoa de forma
sincera e real, exaltando suas qualidades,
mas sabendo também de seus defeitos.
O amor só é lindo,
quando encontramos alguém
que nos transforme no melhor que podemos ser.
(Mário Quintana)