sábado, 15 de dezembro de 2007

O Amor Não É Mágica


O Amor Não É Mágica

Nem acontece num passo de mágica.

No amor, é fácil nos enganarmos com as pessoas e com os inúmeros mitos existentes sobre o assunto. Os desencontros são inevitáveis e provocam mini-mortes em nosso coração. Mas é necessário recomeçar sempre, sem precipitações. Nessa área, não existem soluções milagrosas. Basta dar chance de o amor acontecer e, a partir daí, construí-lo passo a passo.

O mundo está repleto de pessoas que tentam enganar você de propósito, fazendo-o acreditar que são o que não são. Muitas vezes, disfarçam bem a situação com camuflagens: homens que nunca usam aliança, ou mulheres que produzem uma cortina de fumaça, inventando partes de sua história. Nessas condições, fica difícil decifrar o sinal: "Amor à vista" ou " Perigo à vista"?

Os mitos românticos podem feri-lo. Alguns deles o fazem acreditar que você não tem controle sobre sua vida amorosa, mas isso não é verdade. Sua vida social e afetiva não é estabelecida pelo destino, você a determina.

Às vezes, você está num clima de diversão aventureira, quer surfar nas emoções para se sentir vivo. Existem encontros que podem deixá-lo intrigado, deliciado ou chocado. Nessas ocasiões, você dá valor ao provisório, não ao definitivo. Também as pessoas tentam adequar sua imagem, suas "falas", ao que o outro deseja. Isso não passa de tentativa um pouco mais calculada e menos intuitiva de conquistar, de seduzir, influenciada pelas idéias do marketing moderno.

Em um mundo assim, como escolher? Como diferenciar pessoas que são realmente o que parecem ser de outras que são uma imagem retirada do real, inventada com base nos meios de comunicação de massa? As mulheres adoram romance e isso as faz se produzirem para se sentir mais atraentes. Cuidado para não viver um clichê, porque não se pode fabricar uma sensação. Para ser verdadeira, ela deve surgir naturalmente não pode ser fingimento nem encenação, senão vira uma imitação forçada da vida que, como sabemos por experiência própria, leva logo à desilusão.

Cada encontro é diferente. Só que as pessoas descomprometidas estão cansadas de representar. Conquista sem desejo é uma farsa. Só ficam o alô e o tchau; no meio, as falas de sempre.

Quando você se aproxima de um (a) estranho (a), ele (a) experimenta uma série de sentimentos, desde a atração até o medo. Sentir tudo isso ao mesmo tempo leva a pessoa a ter a impressão de estar fora de seu equilíbrio. Uma maneira para o outro é dando-lhe o poder de decidir o que vai acontecer depois. Dentro do espírito do "novo romance", não se flerta só para obter algo de alguém. Flerta-se, sobretudo, para dar algo a alguém. Ao flertar com sinceridade, você ergue pontes em vez de paredes. O flerte é um presente que você tem o poder de dar.

Por outro lado, os desencontros são inevitáveis. Flertes mal-sucedidos, uma maré de azar e até golpes duros como quando alguém passa a mão em seu talão de cheques podem ir entupindo suas artérias emocionais e provocando infartos silenciosos: minimortes em partes do coração. Muitos homens vão decepcioná-la, e só uma minoria entregará o que prometeu. Grande número de mulheres não passa de fantasia, que pode arrebatar numa relação com muita adrenalina e nenhuma substância. Às vezes, parece que os encontros escorregam entre os dedos. O surpreendente é que o coração humano tem incrível poder de recuperação. Não se esqueça, porém, de que quem escolhe é você, ou, mais precisamente, seu grau de maturidade e consciência. Pessoas imaturas e oportunistas acabam se envolvendo com propostas de relacionamento tão imaturas e oportunistas quanto elas. É você que se deixa iludir ou não.

Quando se trata de amor, é comum pensar-se em soluções milagrosas, em vez de primeiros passos.

Se as grandes soluções não funcionam na primeira tentativa, quer-se logo desistir, voltar a não fazer nada, ou precipitar-se em outra tentativa. É preciso fazer com que o começo volte a ser um começo de verdade, em vez de última chance.

A idéia é a seguinte: "Se o outro partir com o tempo, alguém virá".

E não: "Tive a sorte de encontrar alguém, e agora?".

É preciso ter a convicção de que, cedo ou tarde, isso vai acontecer de novo. A vida ensina que, embora existam sentimentos mágicos, como a compaixão, amor não é mágica e não acontece num passe de mágica.

Maria Helena Matarazzo

Tim Maia - Você


Amor não é se envolver com a pessoa
perfeita, aquela dos nossos sonhos.
Não existem príncipes nem princesas.
Encare a outra pessoa
de forma sincera e real, exaltando suas qualidades,
mas sabendo também de seus defeitos.
O amor só é lindo, quando encontramos
alguém que nos transforme no melhor que podemos ser.
(Mário Quintana)

sexta-feira, 14 de dezembro de 2007

Minha Amiga É Melhor Que Minha Mãe!


Minha Amiga É Melhor Que Minha Mãe!

Somos seres sociáveis, vivemos em comunidade e precisamos dela para viver o crescimento na missão a que fomos chamados e exercitar a nossa capacidade de decisões.

Esse exercício começa em casa, passando a ser vivenciado na escola e nos acompanha durante a nossa vida em nossos relacionamentos com os amigos.

Contudo, os amigos não conseguem atingir a intimidade profunda existente na amizade entre pais e filhos.

Quando éramos apenas um bebê, nossos pais nos estimulavam a enfrentar o desafio de nos equilibrar sobre nossas pernas. Mal entendíamos das conseqüências compreendidas naquele desafio, mas eles estavam prontos a nos amparar, nos protegendo das possíveis quedas. A simplicidade de curtos passos demandava atenção e dedicação por parte deles.

Mesmo tendo experimentado algumas quedas, nenhum de nós desistiu de aprender a andar. Assim como não desistimos de andar, não desistimos tampouco de viver outros desafios e quando sabemos que estamos sendo dirigidos por quem zela pelo nosso bem-estar, torna-se muito confortável enfrentá-los.

Apesar de conhecermos o conforto desse amparo, muitas vezes achamos que de vez em quando estão equivocados e, tendemos a nos deixar levar pelos conselhos daqueles que falam o que desejamos ouvir. Pode acontecer que no calor de uma discussão sejam disparadas frases como: “Ah, minha amiga é melhor que minha mãe, meu pai…” ou “A casa de fulano é melhor que a minha…”, “Não sou compreendido”, etc.

Abre-se então um processo de retomada por ambos. Nessa relação, pais e filhos aprenderão a partir das experiências do outro.

Os filhos aprenderão a revisar seu próprio comportamento, entre outras coisas, esforçar-se-ão a responder aos anseios dos seus pais ou levando sempre em consideração os resultados de suas escolhas, prestarão mais atenção às sugestões e conselhos daqueles que, mesmo não conseguindo vê-los como adultos, ou ainda que estejam preparando-se para enfrentar tal realidade, se desdobram em majestosa atenção.

Os pais iniciarão o processo em cultivar a serenidade diante do novo. Aprenderão a enfrentar a dura realidade que seus pequenos já são adultos. Longe da omissão, aprenderão a acolher e respeitar a vontade de seus filhos mesmo quando estes, no exercício da sua maturidade, venham a sofrer as conseqüências de suas escolhas.

A diferença entre nossos amigos e nossos pais não está unicamente no conselho. Na unidade e no comprometimento fiel de nossos pais, temos a certeza de sempre estar preparados em nos amparar das possíveis “quedas e tropeços”, mesmo que isso lhes custem lágrimas e privações.

Que Deus esteja sempre presente na sua amizade com seus pais.

Dado Moura


Jorge Vercilo - Eu e A Vida


A vida não é um jogo
onde só quem testa seus limites é que leva o prêmio.
Não sejamos vítimas ingênuas desta tal competitividade.
Se a meta está alta demais, reduza-a.
Se você não está de acordo com as regras, demita-se.
Invente seu próprio jogo.
Faça o que for necessário para ser feliz.
Mas não se esqueça que a felicidade
é um sentimento simples, você pode encontrá-la
e deixá-la ir embora por não perceber sua simplicidade.
(Mário Quintana)

Vida Afetiva: Prazer ou Dor?


Vida Afetiva: Prazer ou Dor?

Nascemos para o amor. Assim como, nascemos para nos relacionar. Podemos encontrar diversas distrações, tais como o trabalho, os estudos, os hobbies; podemos negar a necessidade de afeto, alegando o prazer da individualidade, mas, o fato é que nos sentimos verdadeiramente reais e vivos, quando somos tocados, aceitos e acolhidos.É evidente, já que somos seres únicos, que o amor e o relacionamento são também, questões individuais, ou seja, cada pessoa, possui sua maneira particular de amar e de se relacionar.

A realidade, porém, é que passamos a existência em busca do amor, e os desencontros são tamanhos. Levando em conta as descobertas da Física Quântica, provando que somos os construtores da nossa realidade, surge um questionamento comum à milhares de pessoas: "Se desejo tanto amar e ser amado, por que isso não acontece? Se basta pensar, por que não se realiza em minha vida, o amor que tanto quero?" Se esse é também o seu questionamento, o convido à seguir comigo, nesse nosso breve encontro.

Em primeiro lugar é importante entender que não basta pensar no que se deseja, por alguns instantes e logo em seguida, se sentir péssimo, recordando as dores do passado, ou o fato de nesse momento não ter o que deseja. Pensamentos precisam de foco, consistência; além disso, os pensamentos são apenas "imagens" e o que lhes dá vida (energia), são as nossas emoções.

Portanto, quando você pensa sobre sua vida afetiva, como se sente? Vazio? Carente? Frustrado? Traído? Abandonado?

Se respondeu afirmativamente à uma dessas questões, encontramos a primeira razão pela qual o amor ainda aconteceu em sua vida.
Perante qualquer situação desafiadora em nossa vida, a primeira coisa que precisamos fazer, é aceitar a nossa responsabilidade, abandonando o papel da vítima. Aceitar que nós a criamos, à partir das nossas crenças subconscientes. Dessa forma, readquirimos o poder de promover as transformações interiores necessárias, que nos levarão às soluções que almejamos. Além disso, para que algo se resolva, é necessário aprender à se desligar emocionalmente do “problema”.

Quanto menos importância damos à um problema, ou seja, quanto menos o alimentamos com nossa energia (poder de crença), mais rapidamente, esse problema se dissolve. As circunstâncias que experimentamos hoje, são o resultado das nossas crenças no passado, portanto, não representam o que somos, mas, o que fomos.


Chegou a hora de aprender a se amar! Além disso, deixar de se sentir assim, depende apenas de escolha e dedicação. Pensamentos, são só pensamentos, e eles podem ser mudados. Basta que haja a consciência de não investir, de não dar atenção à eles." Sei que não é fácil...mas a dedicação à si mesmo, sempre vale à pena!

Perceba que a cada instante, surgem milhões de pensamentos, que escolhemos ou não focar atenção. Por exemplo, quando estamos envolvidos em um filme de suspense ou no último capítulo de uma novela, não ficamos pensando nas coisas do passado, ou nas obrigações de amanhã. Assim também podemos fazer com qualquer pensamento. Não podemos lutar contra eles, quanto mais lutamos mais eles reaparecem. Podemos apenas escolher: "Não quero pensar assim, vou me concentrar em outra coisa." E em alguns instantes, algo que poderia nos levar à sensações bastante desagradáveis, simplesmente desaparecem.

Se dedicamos tanto tempo, aprendendo tantas coisas na vida, por que não podemos nos dedicar à ter pensamentos mais positivos, à nos amar e nos aprovar?

Os relacionamentos, assim como tudo, são apenas espelhos nos mostrando como nos tratamos, o quanto nos amamos e nos aprovamos, e o quanto nos sentimos merecedores do melhor. Amar à nós mesmos, nos perdoar por aquilo que nos condenamos, nos aceitar como somos e não como deveríamos ser, são fatores fundamentais para que o amor aconteça de maneira que realmente nos preencha.

Portanto, se você está em busca do amor e se existe um vazio em seu interior, é chegado o momento do reencontro com sua própria Essência. E tudo aquilo que hoje você chama de "problema", é na verdade a sua oportunidade de despertar para a necessidade desse reencontro.

Não existe uma “outra metade”, caminhando por aí; existem pessoas. Além disso, você não é um ser dividido, incompleto. Essa sensação surge da ausência que temos de nós mesmos. O amor acontece , quando abandonamos as idealizações e quando estamos prontos para nos relacionar sem defesas. Nos tornamos aptos ao amor, quando estamos prontos para amar. E para isso, precisamos ter muito amor por nós, porque perante a Lógica da Vida, só recebemos aquilo que temos para compartilhar. Como podemos amar, se não temos amor em nosso interior?

Como podemos ser respeitados e reconhecidos, se não temos respeito e reconhecimento por nós mesmos? Como podemos ter companheiros que nos valorizem, se não nos valorizamos?

Se a grande busca de sua existência é o Amor, compreenda isso, como um sinal da sua Alma, lhe pedindo para que aprenda à se amar. Quando isso acontecer, tudo mais se tornará possível e real. Portanto, se a vida afetiva é prazer ou dor, depende apenas das nossas atitudes interiores.

Se até hoje, seu caminho foi mais dor que prazer, saiba que isso não se deve ao azar, ou ao seu "karma" ( conformismo), mas, que é apenas, uma área da sua vida, exigindo uma nova visão e atitudes mais positivas. Nunca é tarde demais para recomeçar...porque a Vida sempre vale à pena!

Desejo-lhe Sucesso e Luz em suas buscas!

Adely Checchi Lazaro Branco

Brian Mcknight e Ivete Sangalo - Back at one


Posso ter defeitos,
viver ansioso e ficar irritado algumas vezes,
mas não esqueço de que minha vida é a maior empresa do mundo.
E que posso evitar que ela vá à falência.
Ser feliz é reconhecer que vale a pena viver,
apesar de todos os desafios, incompreensões e períodos de crise.
Ser feliz é deixar de ser vítima
dos problemas e se tornar um autor da própria história.
É atravessar desertos fora de si,
mas ser capaz de encontrar um oásis no recôndito da sua alma.
É agradecer a Deus a cada manhã pelo milagre da vida.
Ser feliz é não ter medo dos próprios sentimentos.
É saber falar de si mesmo.
É ter coragem para ouvir um não.
É ter segurança para receber uma crítica, mesmo que injusta.
Pedras no caminho?
Guardo todas, um dia vou construir um castelo...
(Fernando Pessoa)

Aprendendo Com Quem Se Ama

Aprendendo Com Quem Se Ama

Acho que a maioria de nós procura encontrar nas pessoas reflexos do seu mundo interior. Mesmo quando procuramos fazer novos amigos ou encontrar um amor, logo queremos saber tudo da outra pessoa para entender onde estamos amarrando nossos sonhos. Agimos sempre como adolescentes, independentemente da idade cronológica, querendo sempre agradar mostrando o nosso melhor e seduzir para que o outro encontre em nós príncipes ou princesas, quando na realidade muitas vezes nos sentimos sem muito brilho.

Num encontro com algumas amigas, uma delas que acabara de encontrar um namorado dizia toda feliz que já tinha feito o mapa astral do rapaz e que já sabia de tudo da vida dele. Isso em apenas um mês...

Com os olhos brilhantes, ela dizia que nunca tinha sido tão feliz. Seu discurso transcorria sobre as coincidências do encontro amoroso e sobre os planos em comum.

Uma outra amiga sentada à mesa sugeriu que ela apenas aguardasse mais uns três meses que era o tempo que, na opinião dela, duraria uma paixão... e que passando esta fase, saberíamos se de fato era amor ou não.

Ouvindo isso, pensei em tudo o que já vi de histórias de amor, dos encontros e desencontros entre as pessoas; pensei também no desejo que todos nós temos de encontrar um parceiro e compartilhar nossa caminhada e na inexistência de regras para o amor.

Conheci muitos casos de namoros longos que após poucos meses de uma união mais formal desabam em sofrimentos múltiplos, assim como me lembrei de uma amiga que, mal conhecera o marido, foi morar com ele e continuam felizes após 15 anos de vida em comum.


Qual regra, afinal, controla o sucesso no amor?

Para procurar entender melhor essa questão, comecei a observar esses casais que dão certo. Aquela amiga que está feliz após anos de relacionamento sempre fala que entre eles não há cobrança, que cada um manteve sua vida, seus interesses, mas como gostam da companhia um do outro sempre arrumam tempo para fazer coisas em comum. Uma outra amiga também casada diz que, como não gosta de ficar sozinha quando o marido sai com o filho de um outro relacionamento, ela aproveita para ir ao cabeleireiro, fazer algumas compras ou simplesmente arrumar a casa.

Enfim, cada um faz o que tem que ser feito sem achar ruim o outro não estar junto, sem reclamar e sem jogar no outro a culpa pelas coisas que não dão certo. Ela disse que como tinham pouco tempo juntos ela tentava preservar esses momentos.

Aprender com o outro é fundamental, é a receita de Mirtes, uma outra amiga que sempre dizia que o marido chegava estressado do trabalho, por isso evitava falar de qualquer problema com ele até depois do jantar, e que nunca despejava as desavenças do seu dia nas conversas entre os dois. Claro que ele sabia da vida dela e ela da dele, mas sempre respeitando o tempo de cada um se refazer dos seus próprios embaraços. Isso espiritualmente faz muito sentido, pois estamos nessa existência para aprender com a vida.

Os ensinamentos estão o tempo todo à nossa volta e é na família e no amor que encontramos nossos mais importantes aprendizados. Nunca entendi porque as pessoas se dão o direito de largar suas mágoas dentro de casa como se seus familiares fossem responsáveis pelo seu sucesso ou desgraça. Já vi muitos relacionamentos se perderem por essa falta de respeito ao próximo. Sim, porque quando reclamamos da vida, damos espaço ao mau humor e também permitimos que energias pesadas se instalem em nosso campo áurico.

Por isso, muitas vezes as pessoas acham que ficar em silêncio resolve tudo. E não resolve. Pois como ensinam os Mestres “Sua boca pode não falar palavras que ofendem, mas sua vibração contaminada polui o ambiente a sua volta”.

Muita gente me escreveu perguntando sobre a “Lei da Atração” e tenho explicado que não se trata apenas de um processo mental, mas de um movimento por inteiro, corpo, mente, espírito. O veículo desta energia do bem acaba sendo nossas emoções e se não estamos tranqüilos, em harmonia, não há pensamento positivo que resista. Na verdade, acabamos manifestando uma mentira involuntária. Claro que ninguém quer mentir nem para si mesmo nem para o outro, mas entrar nessa harmonia da atração de coisas boas exige muito de nós.

Aprender com o outro na Lei da Convivência Harmônica é fundamental. Não podemos esquecer que o amor é uma energia em expansão constante, por isso é preciso praticar o tempo todo, e não apenas no objeto de nossa paixão. Somente a prática do amor trará mais amor.

Coincidência ou não, essas pessoas que conheço que mantêm relacionamentos duradouros e harmoniosos são pessoas bem humoradas, simpáticas e prestativas. Pessoas que se preocupam com o outro, que se doam para o amor. São também pessoas que cuidam de si mesmas, não apenas da aparência, mas também investem em seus interesses pessoais; enfim, não vivem em função do outro, e nem acham que cabe ao outro a tarefa de fazê-las feliz.

Se não existe uma regra fixa para o amor acho que existem algumas dicas para a felicidade: aprender que não tem uma pessoa perfeita, nem um momento perfeito, mas que nas diferenças encontramos muita alegria, é um fato. Desde que o coração esteja aberto para aprender e ensinar, podemos trocar com todos aqueles que vêm ao nosso encontro e, quem sabe, com alguém especial nossa história de amor e felicidade se realize?...

Maria Silvia Orlovas

X-Static - Here With Me


O valor das coisas
não está no tempo em que elas duram,
mas na intensidade com que acontecem.
Por isso existem momentos inesquecíveis,
coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis.
(Fernando Pessoa)

quarta-feira, 12 de dezembro de 2007

A Opinião Dos Outros


A Opinião Dos Outros

Você se importa com a opinião que os outros têm a seu respeito?

Se a sua resposta for não, então você é uma pessoa que sabe de si mesma. Que se conhece. É auto-suficiente. No entanto, se a opinião dos outros sobre você é decisiva, vamos pensar um pouco sobre o quanto isso pode lhe ser prejudicial.

O primeiro sintoma de alguém que está sob o jugo da opinião alheia, é a dependência de elogios. Se ninguém disser que o seu cabelo, a sua roupa, ou outro detalhe qualquer está bem, a pessoa não se sente segura. Se alguém lhe diz que está com aparência de doente, a pessoa se sente amolentada e logo procura um médico. Se ouve alguém dizer que está gorda, desesperadamente tenta diminuir peso.

Mas se disserem que é bonita, inteligente, esperta, ela também acredita.Se lhe dizem que é feia, a pessoa se desespera. Principalmente se não tem condições de reparar a suposta feiúra com cirurgia plástica.

Existem pessoas que ficam o tempo todo à procura de alguém que lhes diga algo que as faça se sentir seguras, mesmo que esse alguém não as conheça bem. Há pessoas que dependem da opinião alheia e se infelicitam na tentativa de agradar sempre. São mulheres que aumentam ou diminuem seios, lábios, bochechas, nariz, para agradar seu pretendido. Como se isso fosse garantir o seu amor.

São homens que fazem implante de cabelo, modificam dentes, queixo, nariz, malham até à exaustão, para impressionar a sua eleita. E, quando essas pessoas, inseguras e dependentes, não encontram ninguém que as elogie, que lhes diga o que desejam ouvir, se infelicitam e, não raro, caem em depressão.

Não se dão conta de que a opinião dos outros é superficial e leviana, pois geralmente não conhecem as pessoas das quais falam.

Para que você seja realmente feliz, aprenda a se conhecer e a se aceitar como você é. Não acredite em tudo o que falam a seu respeito. Não se deixe impressionar com falsos elogios, nem com críticas infundadas. Seja você. Descubra o que tem de bom em sua intimidade e valorize-se. Ninguém melhor do que você para saber o que se passa na sua alma.

Procure estar bem com a sua consciência, sem neurose de querer agradar os outros, pois os outros nem sempre dão valor aos seus esforços.

A meditação é excelente ferramenta de auto-ajuda. Mergulhar nas profundezas da própria alma em busca de si mesmo é arte que merece atenção e dedicação.

Quando a pessoa se conhece, podem emitir dela as opiniões mais contraditórias que ela não se deixa impressionar, nem iludir, pois sabe da sua realidade.

Nesses dias em que as mídias tentam criar protótipos de beleza física, e enaltecer a juventude do corpo como único bem que merece investimento, não se deixe iludir. Você vale pelo que é, e não pelo que tem ou aparenta ser. A verdadeira beleza é a da alma. A eterna juventude é atributo do espírito imortal. O importante mesmo, é que você se goste. Que você se respeite. Que se cuide e se sinta bem. A opinião de alguém só deve fazer sentido e ter peso, se esse alguém estiver realmente interessado na sua felicidade e no seu bem-estar.

Nenhuma opinião que emitam sobre você, deve provocar tristeza ou alegria em demasia. Os elogios levianos não acrescentam nada além do que você é, e as críticas negativas não tornarão você pior. Busque o autoconhecimento e aprenda a desenvolver a auto-estima.

Mas lembre-se: seja exigente para consigo, e indulgente para com os outros. Eis uma fórmula segura para que você encontre a autoconfiança e a segurança necessárias ao seu bem-estar efetivo.

E jamais esqueça que a verdadeira elegância é a do caráter, que procede da alma justa e nobre. Pense nisso, e liberte-se do jugo da opinião dos outros.

(Desconheço A Autoria)


Titãs - Epitáfio


Não fales bem de ti aos outros, pois não os convencerás.
Não fales mal, pois te julgarão muito pior do que és.
(Confúcio)

Quando A Paixão Acaba


Quando A Paixão Acaba

Quem já não ficou com olhos inchados e vermelhos de tanto chorar pelo fim de um relacionamento? Ou pior, por uma paixão não correspondida?

Em maior ou menor intensidade todos nós já passamos por essa experiência. Esse SOFRIMENTO que dilacera o ego, que faz a saudade "gritar". Muitas vezes, se arrasta por tempo demais por nossa culpa (lavagem cerebral) e não por amor.

Amor é uma energia permanente que não envolve somente o passional, e amor não é relacionamento. Paixão sim é atração, elo de aproximação, "fogo" e claro, causa dependência. Muitos confundem amor com sexo. É amor ou apego? Sentimento ou "química"?

Quantos relacionamentos infelizes e neuróticos sem compatibilidade, muitas brigas, e que se mantém por muito tempo, até mesmo anos, apenas pela "química"(pele), comodismo e hábito? Parem para pensar.

Há alguns anos ouvi de uma amiga ao falar do fim de seu casamento a frase: "Sentir falta e saudade do que, se eu não tenho mais há muito tempo? Quantas pessoas vivem de passado, esperando que "tudo" volte a ser como antes?

Outro amigo repetia sempre que, amor verdadeiro é sentido por dois se não, é ilusão. E ele estava absolutamente certo. (Obrigada amigos!).

Agora pasmem, não é romântico o que vou afirmar, mais é uma realidade: as "dores de cotovelo" se arrastam muito mais por culpa nossa.

É a nossa programação neurolingüística.

Temos por hábito sofrer pelo que já tivemos e ignoramos por completo as incompatibilidades.

A programação mental que fazemos em nós, é pura lavagem cerebral, como: Não posso viver sem "tal" pessoa. E como o pensamento tem

o poder criador, ele emite a ordem no cérebro, que leva através da medula para o corpo físico e influencia diretamente o nosso emocional, causando depressão e até mesmo doenças físicas.

A energia criadora da mente através do pensamento é tão intensa que, não podemos esquecer que atraímos o que CRIAMOS, nossos maiores medos ou grandes oportunidades.

Portanto, cuidado, passe a analisar o conteúdo de seus pensamentos. Quando um relacionamento acaba, muitas vezes nem questionamos se de fato, éramos felizes ou se era tão perfeito assim.

Temos medo da solidão. Quantos casais estão juntos e são solitários por falta de dialogo e afinidades.

O medo de estar só é o primeiro sinal da falta de auto-estima, que é pura falta de autoconhecimento e insegurança.

Relacionamentos doentes e viciados são fáceis de detectar, geralmente nesses relacionamentos, os amigos são deixados de lado, deixamos de ter individualidade, passamos a viver em função da outra pessoa e é regado pelo ciúme de um ou ambas as partes.

Ciúme nunca foi amor, é medo de perder e o medo existe pela insegurança, sinal de relacionamento doente.

ACORDEM! O maior Amor de todos deve ser em primeiro lugar por VOCÊ MESMO. (Lembrem do evangelho: Amar o próximo, COMO A SÍ MESMO).

A vida não erra, nós erramos, quando não buscamos autoconhecimento. Alimentar relacionamentos destrutivos e dependentes, onde existe mais tristezas que alegrias, cobranças que comunhão, desconfianças que lealdade, solidão que cumplicidade, é aniquilar seu equilíbrio emocional.
Reprograme-se mentalmente e ACREDITE que, alguém muito mais compatível com você vai chegar, vai acontecer se você se permitir.

Não se arrependa pelo que viveu, não se culpe e nem culpe ninguem, jamais sinta-se USADO, isso não é verdadeiro, afinal, nós nos permitimos com nossas escolhas. Relacionamentos são trocas, aprendizados e experiências.

Volte a cultivar amigos, volte sua atenção para outras atividades que lhe dão prazer.

Tenha na lembrança os bons momentos vividos, mas também, o lado triste para não criar ilusões, o melhor remédio é não fingir que nada aconteceu, mas sem os dramas para chamar atenção.

Uma ótima terapia é ficar a noite ou um momento sozinho, sem ninguém por perto, coloque a música que mais lhe emociona, tome um bom

copo de vinho (sem pileque), ou outra bebida que lhe agrade (até água) e CHORE! Sinta-se um protagonista da novela das 8h e ao acordar

pela manhã, olhe-se no espelho e repita para você mesma o quanto você se ama e tenha a CERTEZA que a vida está te trazendo um presente, algo ou alguém MUITO ESPECIAL!

QUEIRA SER FELIZ, SINTA-SE FELIZ, ABRA-SE PARA A VIDA, REPITA FRASES POSITIVAS E NÃO TENHA DÚVIDAS, QUE VOCÊ TEM A VIDA QUE ESCOLHEU TER, SE NÃO ESTÁ BOA, MUDE!

Somos o que fazemos de nós. Comece pelos seus pensamentos e USE O SEU PODER CRIADOR.

Você é a sua maior paixão e sua fonte permanente de amor.

Lilia Barros é Terapeuta Motivacional

Lulu Santos - Tudo Bem


Paixão é uma infinidade de ilusões que serve de analgésico para a alma. As paixões são como ventanias que enfurnam as velas dos navios, fazendo-os navegar; outras vezes podem fazê-los naufragar, mas se não fossem elas, não haveriam viagens nem aventuras nem novas descobertas.
(Voltaire)

terça-feira, 11 de dezembro de 2007

Quando Sair De Um Relacionamento? Você Sabe?


Quando Sair De Um Relacionamento? Você Sabe?

Fruto maduro que não é colhido, apodrece. Disso todos nós sabemos, pelo menos no que diz respeito a peras e maçãs. Na vida, no entanto, as coisas não são tão fáceis assim.

Nós, seres humanos, temos uma dificuldade enorme em nos sintonizar com os ritmos e o tempo de nosso próprio amadurecimento, o que me faz pensar... Como algo tão fácil para a natureza pode ser tão difícil para nós?

A natureza, sábia como é, possui a capacidade de reter, bem como a de deixar ir. Pense, por exemplo, em uma macieira. Ela retém a maçã em seus galhos até que ela esteja vermelha, bem cheirosa e suculenta. E se esse fruto não for colhido, ou derrubado por um pássaro mais ávido por comida, a maçã simplesmente cai.

Isso é o melhor para a árvore, que pode então se preparar para novos frutos, bem como para a maçã, que acabará se misturando com a terra, tornando-se útil, gerando novas árvores e fertilizando a terra, que nutrirá a árvore, que produzirá mais frutos, e por aí vai. Tudo tão perfeito!

Por que não somos capazes dessa fluidez?

Penso então no quanto nos afastamos de nossa natureza interna. No quanto paramos de escutar e respeitar aquilo que brota do lugar sagrado que existe dentro de nós. No quanto estamos surdos. E mais... se não somos capazes de ouvir a voz de nosso coração, o que se dizer da voz de nossa alma?

Quantas vezes, surdos como 'portas', entramos em ansiedade e nos apressamos em colher os frutos cedo demais. Nos vemos então com aquela coisa verde e ácida em nossas mãos, e pensamos: que desperdício. E temos que começar tudo de novo, desde o início, e rezar para que desta vez saibamos esperar.

Muitas pessoas abandonam precocemente um relacionamento amoroso por se sentirem ansiosas demais para confiar no ritmo da vida. Antecipam-se, atropelam a si e ao outro, e constantemente tem que recomeçar.

Outras vezes esperamos tempo demais. O fruto amadureceu... amarelou... apodreceu... e continuamos esperando... esperando... O cheiro já é de coisa morta e podre, e nem mesmo assim percebemos e seguimos pela vida como se nada estivesse acontecendo. E com o fruto, perdemos um tempo precioso, tempo de vida, esse que se vai e não espera por ninguém.

Aqui lembro daquelas pessoas que permanecem por anos e anos em um relacionamento estagnado, que já não traz nada além de uma falsa sensação de segurança e comodidade.

Como saber? Como saber quando é hora de ir, de partir de um emprego, de deixar um casamento, de desligar-se de uma amizade? Como saber se já fizemos tudo o que era possível? Como saber se estamos querendo fugir cedo demais?

Na impossibilidade de nos transformarmos em maçã (eu já tentei... juro que não funciona!), não nos resta outra alternativa a não ser buscarmos reencontrar uma sintonia com a nossa natureza interna. Porque no fundo, lá no fundo de nosso próprio ser, nós sempre sabemos. Sabemos, mas muitas vezes não queremos saber. Saber é assustador demais e muitas vezes vai contra os nossos desejos infantis de satisfação imediata, vai contra a nossa vontade pueril de sermos o centro do mundo, capazes de sustentá-lo exatamente como queremos, na palma de nossas mãos.

Nós não temos controle sobre a natureza, não somos capazes de impedir que uma fruta amadureça, que as relações se transformem, ou que a gente cresça e mude de idéia... Não somos capazes de impedir as mudanças, pois elas são a própria essência da vida.

Ouça, pare de esperar certezas

Assim, se você está em meio a uma situação que vem deixando você infeliz. Não importa se anda querendo fugir, ou se tem medo de partir e acabar fazendo a coisa errada, pare por um momento todo o movimento externo e lembre-se de ouvir a voz de sua alma. Cale todas as vozes que vem de fora. Não ouça ninguém, a não ser a si mesmo.

Você sabe o que é melhor para você, acredite. Não espere que a sua felicidade dependa da decisão de outras pessoas. Tome a sua vida em suas próprias mãos. Imagine que você seja um ser sábio e amoroso, que você esteja olhando para tudo o que vem lhe acontecendo de um lugar protegido, longe do medo.

Coloque um pouco a avalanche de emoções de lado e pergunte-se: “O que seria o mais saudável para mim nessa situação? Qual seria a decisão mais amorosa COMIGO?”

Pergunte, e espere. A resposta virá, acredite.

Patricia Gebrim - Psicóloga e Escritora

Michael Buble - Home


Quem tentar possuir uma flor,
verá sua beleza murchando. Mas quem apenas olhar
uma flor num campo, permanecerá para sempre com ela.
Você nunca será minha e por isso terei você para sempre
(Paulo Coelho)

Pai Nosso Aramaico


Pai Nosso Aramaico

Pai-Mãe, Respiração da Vida, Fonte do Som, Ação sem Palavras, Criador do Cosmos.

Faça sua luz brilhar entre nós, fora de nós e que a possamos tornar útil.

Ajude-nos a seguir nossos caminhos respirando apenas o sentimento que emana de Você.

Nosso eu seja com o Seu, para que posamos caminhar como reis e rainhas com todas as criaturas.

Que o Seu e o nosso desejo sejam um só em toda a luz, assim como em todas as formas, em toda a existência individual, assim como em todas as comunidades.

Faça-nos sentir a alma da Terra dentro de nós, pois assim sentiremos a Sabedoria que existe em tudo.

Não permita que a superficialidade e a aparência das coisas do mundo possa iludir-nos e nos liberte de tudo aquilo que impede nosso crescimento.

Não nos deixe sermos tomados pelo esquecimento de que Você é o poder e a força viva do mundo, a canção que se renova de tempos em tempos e a tudo embeleza.

Possa o seu amor ser o solo onde cresçam as nossas ações.

Jornalista Eduardo Castor Borgonovi
Jornal "A Tribuna" - Março/Abril de 1998

Anjos de Resgate - Noites Traiçoeiras


O Silêncio da Sabedoria

Nós vivemos em um universo que é, ao mesmo tempo, gigantesco o suficiente para nos envolver e pequeno o bastante para caber em nosso coração. Na alma do homem está a alma do mundo, o silêncio da sabedoria.

Tudo em nós funciona perfeitamente bem e em harmonia com a natureza. O que há de bonito no dia de hoje?

Procure reparar, porque esta é a melhor imagem de você mesmo. Deus está em nosso cotidiano, espera que notemos Sua presença. Toda manhã, Deus nos mostra o Seu sorriso.

As nuvens que estão ocupando, neste momento, o céu de sua alma vão passar. O sol, que às vezes se esconde por detrás das nuvens, não passa nunca.
(Paulo Coelho)

segunda-feira, 10 de dezembro de 2007

Sobre Desilusões Amorosas...


Sobre Desilusões Amorosas...

Outro dia uma das muitas leitoras assíduas dos meus textos, disse que me acha muito corajoso quando em alguns textos eu retrato situações por mim vivenciadas, sem a preocupação do que vão pensar de mim ou de críticas que porventura venham a ser feitas. Eu respondi-lhe que quando faço referências às minhas vivências, o meu desejo é apenas o de compartilhar a experiência vivida com outras pessoas que podem ter vivenciado ou virem a experimentar situações semelhantes. Sabendo-se de antemão que algumas dessas pessoas, por não terem feito uma análise mais racional dos fatos passados, carregam por muito tempo o fardo desconfortável de desilusões, frustrações e outros sentimentos do gênero. Inspirado, então, na pergunta dessa leitora, é que resolvi tratar desse assunto.

Analisando sob certos aspectos a questão das desilusões amorosas, cheguei à conclusão de que na verdade, em muitos casos o que existe é a ilusão amorosa. Pois, mesmo que alguém, quando desiludido, trate de colocar a culpa toda no outro, é grande a possibilidade que ele tenha, pelo menos, uns cinqüenta por cento de responsabilidade no desenlace relacional. E isso é possível porque, cego pela paixão ou outro sentimento parecido, idealiza o outro tal qual desejaria que ele fosse, passando a viver com a imagem criada sem que, em algum momento, tenha prestado atenção aos sinais que ele emitiu de suas imperfeições, deficiências e, até mesmo, de algum desvio de caráter. Por outro lado, se percebeu as incompatibilidades na relação, pode ter se investido pensando que em algum momento o outro poderia vir a mudar e tornar-se a pessoa que imaginou.

Como não há ilusão que sempre dure, quando num tempo qualquer o outro, talvez cansado de tanto representar, deixa cair a sua máscara e se mostra como verdadeiramente sempre foi, advém a frustração. Aí, então, é que caí a ficha, só que num primeiro momento o criador da ilusão acha que foi iludido ou ludibriado, mas, depois de um certo tempo, se tiver a coragem de analisar friamente os acontecimentos, vai reconhecer que ele mesmo é que se iludiu, criando uma ficção daquilo que seria apropriado para si.

Assim é a vida, ou você é mais realista em sua busca amorosa e mais consciente ao fazer suas escolhas, deixando de se amparar em atributos que não sejam verdadeiros e consideráveis em termos de realidade, ou vai desiludir-se. Posto que, em muitas ocasiões, não dá para juntar o que não pode ser juntado; harmonizar incompatibilidades que são intransponíveis. Valores a pessoa tem ou não tem, é impossível inculcar valores no outro sem que ele já os tenha aprendido durante seu processo evolutivo, quando o teve.

Portanto, é bom que saibamos admitir que se nos desiludimos é porque criamos a ilusão. E, em tratando-se dos relacionamentos amorosos, ele não se mantém estável sem que seja baseado em sentimentos e valores positivos como o amor, propriamente dito, a afetividade, o respeito mútuo, a honestidade e a benevolência, entre outros. É importante, também, saber conscientemente que a harmonia no relacionamento amoroso sempre vai estar ligada à qualidades reais, objetivas e verdadeiras de cada uma das pessoas. Uma boa dose de racionalidade também é importante, embora algumas pessoas pensem que racionalidade não combina com emoção, o verdadeiro é que o equilíbrio entre ambas contribui muito para um relacionamento mais duradouro prazeroso e feliz. Eu acredito nisso e você?

Willes da Silva é Psicoterapeuta Holístico,
Consultor Motivacional, Numerólogo e
Escritor - Autor do livro "Cidadania, O Direito de Ser Feliz

Ivete Sangalo - Quando A Chuva Passar


Viver uma verdadeira experiência amorosa é um dos maiores prazeres da vida. Gostar é sentir com a alma, mas expressar os sentimentos depende das idéias de cada um. Condicionamos o amor às nossas necessidades neuróticas e acabamos com ele. Vivemos uma vida tentando fazer com que os outros se responsabilizem pelas nossas necessidades enquanto nós nos abandonamos irresponsavelmente.

Queremos ser amados e não nos amamos, queremos ser compreendidos e não nos compreendemos, queremos o apoio dos outros e damos o nosso a eles. Quando nos abandonamos, queremos achar alguém que venha a preencher o buraco que nós cavamos. A insatisfação, o vazio interior se transformam na busca contínua de novos relacionamentos, cujos resultados frustrantes se repetirão.

Cada um é o único responsável pelas suas próprias necessidades. Só quem se ama pode encontrar em sua vida Um Amor de Verdade.
Zíbia Gasparetto

quinta-feira, 6 de dezembro de 2007

A Comunicação Na Vida Conjugal


A Comunicação Na Vida Conjugal

Para a este artigo refleti quanto as minhas próprias relações com meus pais, marido, filhos, amigos e pacientes, no o esforço necessário ás vezes que disponho a fim de compreender e ser compreendida.

A comunicação é mais abrangente e complexa em nossas vidas do que nos damos conta, ao falarmos emitimos também as nossas preocupações, sentimentos, a visão de nós e do outro.

Atrás de uma palavra ou expressão enviamos tantas mensagens, o outro que nos ouve poderá compreende-las influenciado por seus pensamentos e sentimentos.

Quando conturbada pode levar um casal a situações pouco confortáveis e até mesmo a separação. Quando as pessoas se unem, namoro, casamento e os diversos arranjos conjugais, ambas possuem características próprias de expressar o que sente e pensam, que absorveram ao longo da vida com suas famílias e outros relacionamentos, já estão treinados e habituados.

Ao se relacionarem com seus parceiros no intuito do cultivo do amor e a vida a dois, o amor não serve de tradutor e nem de cola se a comunicação está em déficit. Então se inicia o desencontro, quando um fala o outro não ouve, um simples pedido soa como uma ordem, uma reclamação sugere insatisfação e desqualificação.

São inúmeras as situações cotidianas onde a comunicaçãoo passa a ser utilizada como uma arma na luta de poder entre o casal levando-os a uma escalada de discussões stressantes e intermináveis, tornando-os tão envolvidos em quem está com a razão, impedindo desta maneira o cultivo do diálogo e do entendimento de significados de cada um, não observando como o outro a recebe, se refugiam em seus mundos, procurando meios como TV, atividades domésticas, filhos e até mesmos os amigos "como uma forma de nunca estarem a sós.

Deste modo a relação já esta contaminada pelo não dito e pelas frustrações e mágoas que se acumulou em cada parceiro, neste momento qualquer palavra, gesto, olhar, atitude poderá contribuir para um ciclo vicioso, que se alimenta a cada movimento do casal mantendo-se como uma dança que o casal constrói por anos, até ocorrerem fatos na vida que exija do casal um rearranjo, podendo leva-los ao seu reencontro ou desencontro.

Se a comunicação conturbada adoece o relacionamento, os diversos rios que alimentam esta relação, como interesse mútuo, admiração, confiança, fidelidade, perspectiva de futuro, construção da felicidade, interesse sexual, e o amor adoece junto. Não pretendo insinuar que a paixão não resiste ao desgaste do cotidiano, sugerir que, com o passar do tempo, uma história de amor perde o brilho, falar de tédio e afastamento, de desencanto e ilusões perdidas. Não tem de ser assim!

Fomos embalados pelas histórias de príncipes e princesas que marcaram nossa infância, acreditamos que o casamento é uma garantia de eterna completude e que o encontro amoroso trará a segurança de um afeto incondicional e a excitação do mistério, sem perder jamais o brilho do efêmero.

Mas a construção do amor se faz a cada dia. Os perigos se renovam, mudam de aspecto. É preciso estar alerta, para não se deixar seduzir pelas armadilhas da comunicação; é necessário ser forte e valente, para não ser tragado pelas areias movediças da mesmice.

Sobretudo, é preciso ser sábio para reconhecer esses inimigos - que se escondem atrás de máscaras inocentes, como as contínuas concessões ao tédio, "os pequenos descuidos para com o outro".

O diálogo é rico na manutenção do vínculo amoroso proporciona o respeito mútuo das características de cada um, o fortalecimento de suas afinidades, ele deve ser um alimento que se come junto para a continuidade e qualidade da relação.

Margarete Volpi Arantes é Terapeuta Familiar e Casal

From This Moment On - Shania Twain Ft. Backstreet Boys



Não acredite em algo simplesmente porque ouviu.
Não acredite em algo simplesmente porque todos falam a respeito.
Não acredite em algo simplesmente porque esta escrito em seus livros religiosos.
Não acredite em algo só porque seus professores e mestres dizem que é verdade.
Não acredite em tradições só porque foram passadas de geração em geração.
Mas depois de muita análise e observação, se você vê que algo concorda com a razão,e que conduz ao bem e beneficio de todos, aceite-o e viva-o.
(Buda)

terça-feira, 4 de dezembro de 2007

Assumindo O Seu Destino


Assumindo O Seu Destino

Quando você deixa de atribuir a algo ou alguém a responsabilidade pelo modo como se sente, está tomando posse do seu poder pessoal. De modo geral, associa-se a idéia de poder à habilidade que alguém tem de influir sobre as ações de outras pessoas. Ou ainda, à capacidade de determinar a forma como algo deve ser ou acontecer.

O poder que é exercido externamente, seja levando exércitos para a guerra, seja manipulando(a) parceiro(a) no relacionamento amoroso, é frágil e revela a vulnerabilidade de seu titular. Está sujeito às circunstâncias externas e pode ser perdido a qualquer momento.

O poder pessoal, entretanto, supera obstáculos e não conhece limites, pois se fundamenta no potencial ilimitado que existe dentro de cada um de nós. É o único que não se pode perder e é adquirido através do esforço próprio e é vivenciado internamente.

Enquanto o poder que atua sobre os outros tem medo de ser destituído, o poder pessoal cresce na proporção direta do desenvolvimento do nível de consciência individual.

O que determina se uma pessoa tem ou não poder pessoal não é algo que lhe é conferido por alguém ou alguma situação externa. A chave deste poder sobre si mesmo(a), infinitamente maior do que a ilusão de qualquer outro, está no autoconhecimento.

É o resultado de um processo de reconhecimento de que se é responsável pelas próprias escolhas.

O poder pessoal permite o acesso aos recursos internos e às ferramentas necessárias para superar dificuldades. Ele implica no alinhamento de valores e crenças, na capacidade de formular objetivos definidos e de seguir um plano de ação, passo a passo, na direção de sua realização.

Alguém com poder pessoal não espera que outra pessoa corresponda às suas expectativas, nem coloca a responsabilidade sobre seu bem estar nas mãos de quem quer que seja. É capaz de exercer a sua capacidade de escolha diante dos acontecimentos e decide que atitude tomar diante de cada circunstância.

Ter poder pessoal significa não entregar a ninguém mais, ou a nenhum acontecimento a capacidade de influenciar seu comportamento.

Quando você deixa de atribuir a algo ou alguém a responsabilidade pelo modo como se sente, está tomando posse do seu poder pessoal.

Reconhece o fato de que não é possível controlar nada fora de você, mas que ao escolher a sua atitude diante do que lhe acontece, exerce controle sobre seu estado físico, mental, emocional e espiritual.

Se alguém o (a) trata mal, faz algo indevido ou decide romper um relacionamento com você, o poder pessoal não permitirá que isso arruíne o seu bem estar ou torne a sua vida uma calamidade.

Ter poder pessoal é viver a vida sem buscar a aceitação ou aprovação das outras pessoas. É escolher a verdade, o equilíbrio e a coerência como uma expressão natural do ser.

Significa ter as rédeas da sua vida nas próprias mãos como resultado da atenção, do esforço e da responsabilidade pelo seu destino.

Em vez de se deixar intimidar ou influenciar pelas crenças de outras pessoas, aprende-se a confiar na própria experiência, checando as informações que lhe chegam sem preconceitos, mas sem idealização, expectativa ou ilusões.

Assim, ao perceber o que funciona na sua vida, a expectativa das outras pessoas em relação a você deixa de ter importância.

Mais do que se preocupar com o que os outros pensam ou falam, sua atenção se volta para a sua verdade interior e para os desejos do seu coração.

Manter a coerência interna e a fidelidade aos próprios ideais é uma forma de alimentar o poder pessoal. Significa ter a capacidade de separar o que é seu do que é do outro. De manter a clareza sobre seus valores e agir alinhado (a) com eles.

E ao deixar de procurar no mundo externo o que se encontra dentro de si mesmo(a), você adquire a capacidade de transformar o que não está funcionando na sua vida. Passa a atrair, naturalmente, a admiração, o respeito e a confiança dos que estão à sua volta. Pessoas que recebem a energia positiva e saudável que é irradiada de quem vive de acordo com as próprias escolhas, exercendo com confiança seu poder pessoal.

Jael Coaracy

Dalton - Muito Estranho


Querer não é poder.
Quem pôde, quis antes de poder só depois de poder.
Quem quer nunca há-de poder, porque se perde em querer.
(Fernando Pessoa)

sábado, 1 de dezembro de 2007

Mulheres Sentem Mais Necessidade Em Agradar Do Que Homens


Mulheres Sentem Mais Necessidade Em Agradar Do Que Homens

Você já parou para pensar se está constantemente querendo agradar aos outros, buscando aprovação e reconhecimento por tudo que faz? A maioria das pessoas age dessa maneira e nem sequer percebe, pois muitas vezes essa necessidade é inconsciente. Necessidade de quê? Em sentir-se importante? Será que importante o suficiente para ser amado?

É preciso muita honestidade consigo mesmo para reconhecer esse comportamento. Fazemos isso de maneira tão natural que sequer nos damos conta. Mas reconhecemos claramente quando nosso objetivo em agradar é frustrado ao não sermos reconhecidos. Fazemos de tudo para que alguém perceba nosso valor. E quando não recebemos esse reconhecimento por quem somos, procuramos obtê-lo pelo que fazemos e pelo aquilo que temos.

Por mais que as pessoas digam que o mais importante é ser do que ter, parece que no dia-a-dia isso se torna esquecido. Esse comportamento não é exclusivo das mulheres, mas é nelas que se apresenta muito mais. Ficamos sem comer as coisas que mais gostamos para emagrecermos; trabalhamos exaustivamente sem descanso; deixamos a casa impecavelmente limpa e arrumada; a roupa lavada, passada e cheirosa no armário; preparamos uma jantar especial; sobrecarregamos-nos para dar conta de tudo e cuidar de todos e às vezes não recebemos nenhuma reação do outro lado, que demonstre ter percebido todo nosso empenho.

E quando vamos ao cabeleireiro, gastamos um dinheirão, ficamos horas para sairmos mais bonitas e ao chegarmos em casa, sequer percebem a diferença? Em todo o caso, se não houver reconhecimento de alguém, ficamos decepcionadas e frustradas. Ficamos com a nítida sensação de que nossa dedicação - quase compulsão - em agradar, não é sequer percebida. Brigamos, gritamos e passamos a ser a errada na história pelo simples fato de demonstrarmos nosso descontentamento com tamanho descaso.

Como resposta ouvimos que só sabemos reclamar e cobrar. Mas será que tem que ser sempre assim? Todo ser humano quer ser reconhecido pelo que faz, seja no trabalho, nos afazeres domésticos, na educação com os filhos, no cuidar da pessoa amada... Enfim, fazemos pelo outro, mas também nos alimentamos ao sermos reconhecidos, mas é preciso observar quando essa necessidade se torna o objetivo principal.

O que nos leva a querer agradar tanto a alguém e nem percebemos?

A mulher geralmente é ainda quem mais demonstra seus sentimentos e pelo próprio instinto, preocupa-se mais em ser e sentir-se útil. Porém se analisarmos profundamente, essa necessidade surge de uma outra: ser aceita; não que os homens não sintam essa necessidade, mas acabam por demonstrar mais segurança, o que nem sempre corresponde com o que estão sentindo.

O impulso de querer agradar é muitas vezes produzido pelo medo da perda. É quando você acredita ser incapaz de viver sem o que - ou quem - teme perder. Sente que o menor erro pode ter conseqüências terríveis, devendo tomar cuidado com o que fala e como age para evitar uma rejeição.

Assim, uma pessoa que sente necessidade em agradar, ainda que seja inconsciente, está sempre tensa, ansiosa, sempre tentando adivinhar o que os outros querem que ela seja e como deve agir, pois a opinião dos outros é muito mais importante que a dela mesma. Aos poucos aprende a não ter desejo algum, opinião alguma. Tudo que faz é para agradar ao outro. Escuta as opiniões dos outros antes da sua própria.

A opinião dos outros, igual às necessidades deles, são mais importantes que as próprias. Quem deseja agradar coloca quase sempre seu valor próprio nas mãos dos outros e depende inteiramente do julgamento deles e é isso que deve ser evitado. Sua estratégia está em se concentrar nos outros, com o desejo de obter aprovação, admiração, reconhecimento, atenção das outras pessoas, de modo a ser aceito por eles, pois na verdade, não se aceita e nem se aprova.

Enquanto não conseguir obter aquilo que no fundo deseja - agradar para conseguir atenção - maior se torna sua necessidade. Na verdade, sua necessidade não é agradar, é ser aceito, valorizado. Só enfrentando o que estiver sentindo, seja o que for, lhe proporcionará uma percepção da própria força, da sua riqueza de recursos internos e da sua capacidade de conseguir o que quiser e chegar até onde se permitir.

Mas enquanto seu desejo em querer agradar ocultar outras necessidades, ainda que sejam inconscientes, suas necessidades mais profundas continuarão a ser negligenciadas, pois o objetivo em apenas querer agradar pode estar ocultando sua busca pelo próprio valor. Todo ser humano precisa de reconhecimento pelo que faz, mas há uma diferença enorme entre querer esse reconhecimento de uma maneira saudável e depender do reconhecimento exterior a ponto de tornar-se incapaz de viver sem ele o tempo todo. Reveja com honestidade seu objetivo e comprometa-se em agradar a si mesmo, reconhecendo seu valor pela pessoa que você é, esse com certeza é o primeiro passo para alcançar seus objetivos mais sagrados!

Rosemeire Zago

Dirty Dancing - Time Of My Life


Desconfie do destino e acredite em você.
Gaste mais horas realizando que sonhando,
fazendo que planejando, vivendo que esperando....
Porque, embora quem quase morre
esteja vivo, quem quase vive , já morreu...
(Luiz Fernando Veríssimo)